Conheça os Tipos de Laudos
PERÍCIA (CAUSA) – é a apuração técnica das origens, causas e mecanismos de ação de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação.
são aquelas originárias de fatores intrínsecos ao próprio sistema edificante periciado, como erro de projeto, material diverso ao especificado pelo projetista ou de pouca qualidade, assim como desacerto na execução na execução ou execução descuidada.
são aquelas originárias de fatores externos ou decorrentes da ação de terceiros, a exemplo dos choques mecânicos, exposições do sistemas periciados a gases ou líquidos corrosivos, desgaste excessivo por abrasividade não-projetada, explosões por imperícia do usuário etc.
decorrem, principalmente, das condições climáticas previsíveis ou não, onde o calor e sol intensos, o frio excessivo, as chuvas torrenciais, o granizo, as ventanias e demais ações naturais podem causar avarias ou alterar as condições de funcionamento dos sistemas projetados.
surgem quando as origens das anomalias ou avarias construtivas derivam do desgaste do material ou da sua degradação após significativo tempo de vida do sistema edificante, em uso repetitivo e contínuo.
FINALIDADES:
A Perícia pode ter como finalidade o aprimoramento da qualidade, mas sua maior utilização é como instrumento de apuração de responsabilidade, incidindo nas 3 etapas do empreendimento, ou seja, na pré-obra, obra e edificação propriamente dita, sempre buscando a origem, causa e o mecanismo de ação.
Diferentemente das demais ferramentas da engenharia diagnóstica, as Perícias em edificações necessitam, na maioria dos casos, ensaios e testes laboratoriais realizados por laboratório de tecnologia da construção civil.
TIPOS DE PERÍCIAS:
1 – ACIDENTES:
2 – REDUÇÃO, PERDA OU DEFICIÊNCIA DE DESEMPENHO:
OBJETIVO PERICIAL:
As perícias podem ser judiciais e extrajudiciais:
1 – PERÍCIAS JUDICIAIS: São aquelas que se sucedem no âmbito da justiça. Existem dois tipos de profissionais:
2 – PERÍCIAS EXTRAJUDICIAIS
É aquela que não envolve a justiça diretamente, porém, no futuro, tem chance de ser lançada à mão para ser utilizada como prova que irá fundamentar o ingresso de um processo.
Cita-se como exemplo comum, aquele em que um construtor, ao pretender construir um edifício, percebe um prédio vizinho em muito mal estado, com Rachaduras nas paredes, danos no telhado, entre outros, contrata um profissional para fazer um Laudo Extrajudicial que mostre o estado em que se encontra o referido prédio vizinho antes de ser começada a obra, identificando todas as Rachaduras e danos, ilustrando-o com fotos e croquis, de forma que no futuro, a fim de salvaguardar-se, o construtor não seja responsabilizado por danos que não cometeu.
Fonte:
GOMIDE, Tito Lívio Ferreira; GULLO, Marco Antonio; NETO, Jerônimo Cabral P. Fagundes. Engenharia Diagnóstica em Edificações. 2. ed. São Paulo: PINI, 2015.
Texto escrito pela Engenheira Mariana Dal Pizzol. Cópias não autorizadas
Diferenciais:
A Dal Pizzol Engenharia conta com uma equipe altamente técnica e titulada, tendo profissional especialista em todas as suas áreas de atuação. A empresa zela por embasar tecnicamente, com citações de normas e trechos literários, todos os seus laudos, enfatizando com muita fundamentação científica toda manifestação patológica encontrada.
A Dal Pizzol Engenharia possui equipamentos próprios para todo o tipo de vistoria, desde Pacômetro “scanner de parede” (D-Detect150 – Bosch), Câmera Termográfica (Flir E8), Inclinômetro Digital (Bosch GAM 270 MFL profissional), Trenas a Laser (Bosch), Testes Químicos, Fissurômetros, Paquímetros Digitais, Endoscópio, Espelhos Telescópicos, Medidor de Umidade e Temperatura (Fluke 971), Multímetro Digital com imagem térmica (Flir), ferramentas em geral e um amplo acervo bibliográfico.
Achar o culpado para a(s) manifestação(ões) patológicas. Podendo ser erro de projeto e/ou execução, mal uso, falta de manutenção, interferências externas, entre outros.
Na maioria das vezes sim.
Sim. Pode ser que o juiz nomeie um perito e as partes nomeie assistentes técnicas e precise ser feitos novos laudos, porém o Laudo extrajudicial entrará como uma prova de grande peso no processo.
AVALIAÇÕES DE IMÓVEIS
Texto escrito pela Engenheira Mariana Dal Pizzol. Cópias não autorizadas.